BASTA! Basta de violência contra as mulheres e meninas!

clicar aqui para saber mais sobre esta iniciativa

Hoje, dia 25 de novembro, é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU.

Esta data ocorre anualmente para alertar para este grave problema que atinge as mulheres e meninas em todo o mundo, em suas casas, nos seus locais de trabalho, na rua, nos espaços e momentos de lazer, na Internet. A violência assume muitas formas e atinge as suas vítimas quer ao nível físico quer ao nível psicológico.

Os números são avassaladores (fonte):

  • A maior parte da violência contra as mulheres é exercida por maridos, ex-maridos ou parceiros íntimos. 640 milhões de mulheres com 15 anos ou mais (26%) foram vítimas de violência praticada pelo parceiro íntimo.
  • Cerca de 736 milhões de mulheres – quase uma em cada três mulheres da população mundial – foram submetidas a violência pelo parceiro íntimo, violência sexual de não parceiros ou ambas pelo menos uma vez na vida (das quais, 30% das mulheres com 15 anos ou mais). Este número não inclui o assédio sexual.
  • Das que já estiveram em um relacionamento, quase uma em cada quatro meninas adolescentes de 15 a 19 anos (24 por cento) sofreu violência física e / ou sexual de um parceiro íntimo ou marido. Dezasseis por cento das mulheres jovens entre 15 a 24 anos sofreram essa violência nos últimos 12 meses.
  • Em 2018, estima-se que uma em sete mulheres sofreu violência física e / ou sexual de um parceiro íntimo ou marido nos últimos 12 meses (13 por cento das mulheres de 15 a 49 anos). Estes números não refletem o impacto da pandemia COVID-19, que aumentou os fatores de risco para a violência contra as mulheres.
  • Cento e trinta e sete mulheres são mortas por um membro de sua família todos os dias.
  • As mulheres adultas representam quase metade (49 por cento) de todas as vítimas de tráfico humano detetadas globalmente. Mulheres e meninas juntas representam 72 por cento, com meninas representando mais de três em cada quatro crianças vítimas de tráfico. A maioria das mulheres e meninas são traficadas para fins de exploração sexual.

Podia continuar, infelizmente. E esta lista nem sequer refere a utilização da violência sexual, como arma de guerra, mas podem começar a ler sobre esta prática absolutamente repulsiva aqui.

O que é que nós, enquanto homens a conversar, temos a ver com isto? TUDO! Todas estas ações de violência são cometidas principalmente por homens. Por muitos de nós! Ainda que seja verdade que muitos homens são vítimas de violência, os seus autores continuam a ser maioritariamente outros homens. Pior, muita desta violência está normalizada por modelos de masculinidade que já deveriam ter desaparecido.

Por isso nós, Homens a Sério, temos a obrigação de ser parte ativa para acabar com este estado de coisas. Temos de agir para parar a violência sobre as nossas companheiras, sobre as nossas filhas, sobre as nossas mães. Não podemos ser passivos, fazer de conta que não se passa nada. Se não formos nós, quem?

Sê um Homem a Sério, luta contra a violência contra as mulheres!

Temos visto a imagem do arco-íris e mensagem associada de apoio a quem está a sofrer com a covid “tudo vai ficar bem”. Mas a verdade é que, como bem lembra a campanha lançada pelo governo com o apoio de várias associações, “enquanto houver uma mulher vítima de violência doméstica, não vai ficar tudo bem”! Por isso, se souberem de um caso de violência, tenham anotados os contactos da imagem abaixo. Podem salvar vidas! E se conseguirem invistam na prevenção e juntem-se à campanha da ONU  UNiTE to End Violence against Women campaign (Nov 25- Dec 10).

Podem saber mais sobre como agir aqui ou aqui. Ou podem utilizar os contactos da imagem abaixo.

Imagem retirada daqui

2 thoughts on “BASTA! Basta de violência contra as mulheres e meninas!

Leave a comment